A MULHER-HEROÍNA

Nas estradas da vida sempre haverá cruciais bifurcações, onde devemos tomar decisões. Qual caminho tomar? Que direção seguir? Continuar um relacionamento ou abandoná-lo? Ter um bebê ou praticar um aborto? Apostar no casamento ou se divorciar? Desistir ou perseverar? Qual a escolha? E qual o seu custo?
Assumir nossas escolhas nem sempre é fácil. O que define a heroína é que ela tem a coragem de fazer isso. A não-heroína é a que concorda com a escolha dos outros. É muito mais fácil consentir do que realizar, mas o que pode ocorrer no final é sentir-se vitimada e acusar:
-"Eu não queria fazer isso, foi idéia sua!".
Tornar-se heroína é uma possibilidade iluminadora para todas as mulheres. Fazer valer nossos direitos é uma tarefa heróica, para toda aquela mulher que sempre colocou seu marido e filhos em primeiro lugar.
A heroína para se tornar apta para realizar suas escolhas, deve repetir a primeira tarefa de Psique de "separar as sementes" toda vez que se encontrar em uma encruzilhada da vida. Deve deter-se para selecionar suas prioridades e causas, e as potencialidades na situação. Precisa ver quais são as escolhas, qual poderia ser o custo emocional que as decisões acarretariam e o que importa mais intuitivamente a ela. Com base em quem ela é e no que sabe, deve tomar uma decisão sobre qual caminho seguir.
Para desenvolver a clareza, ela precisará também resistir à pressão interior de decidir precipitadamente.
Toda mulher que decide e prossegue em sua jornada heróica, se confrontará com obstáculos, tarefas e perigos. O como ela responderá é que a farão mudar. A viagem da heroína é uma jornada de descobrimento e desenvolvimento, de aspectos integrantes de si mesma em uma personalidade total, embora complexa.
Tanto no mito como na vida, a mulher-heroína encontrará dilemas, mas tudo o que deve fazer é ser ela mesma, fiel aos seus princípios e lealdades, até que alguma coisa inesperada venha em sua ajuda. Sempre algo virá, nessas situações arquetípicas, portanto, nunca deve-se desistir ou agir por medo. O melhor é esperar, meditar ou orar pedindo clareza, pedindo a vinda do inconsciente para que possa transcender o impasse.

0 comentários:

Postar um comentário