Resiliência: a pedra fundamental para enfrentar os problemas da vida


Emprestado da Física, o termo resiliência indica – em seu significado original – o nível de resistência de um material às pressões sofridas. No campo da Psicologia, o termo diz respeito ao modo como as pessoas respondem às frustrações diárias, em todos os níveis. Cada pessoa constrói, naturalmente, uma resiliência para lidar com esses problemas. As estratégias são aprendidas de diversas formas e não há um modelo ideal.
Mas é possível exercitar e aprender novas estratégias de resiliência, um sentimento que, de certa forma, é responsável pela sobrevivência da nossa espécie: cada indivíduo é naturalmente capaz de transpor os obstáculos que nos separam do que nos faz ficar em paz – e que alguns chamam de felicidade, um termo que beira à utopia muitas vezes.

“A resiliência nos ajuda a encontrar a liberdade, longe dos grilhões que outras pessoas, ou a sociedade, nos impõem. Mas é bom lembrar que ‘se libertar’ não quer dizer ‘fugir’, mas ‘fluir’. E esse fluir, de forma ideal, não é um sentimento de agressividade, mas que deve ajudar a construir algo positivo, sem impor às outras pessoas nossas vontades”, explica Elko Perissinotti, coordenador geral do Grupo Aberto de Resiliência do Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Universidade de São Paulo (USP).

O especialista também afirma que a resiliência não deve ser vista como sinônimo de egoísmo, um sentimento que é necessário em certa quantidade, mas que em excesso sufoca a liberdade de outros indivíduos. “Viver do jeito que se quer é algo que necessita de muita elaboração: é saber desviar a energia destrutiva, comum ao nosso lado animal, para elaborar modelos construtivos que nos ajudem a transpor os obstáculos da vida”, diz.

0 comentários:

Postar um comentário