As causas e as consequências do bullying


Não há quem não conheça casos de constrangimentos a que escolares são submetidos continuamente por seus colegas. Esse tipo de ocorrência é denominado bullying, termo inglês que significa intimidação, e que se encontra mais disseminada do que se supõe. Uma série de estudos coordenados pela professora Luciene Regina Paulino Tognetta, do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, investiga a ocorrência de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivos, entre alunos de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Campinas. O estudo foca a violência entre pares – o bullying – e aborda as características do fenômeno e sua percepção junto aos estudantes.

Descobriu, por exemplo, que cerca de 30% dos alunos sofreram ou sofrem bullying constantemente na escola. No ensino fundamental II, em torno de 20% se dizem vítimas de bullying, o que ela não considera pouco. Constituíram alvo dessa pesquisa alunos que freqüentavam do terceiro ano do ensino fundamental I ao segundo ano do ensino médio. Outra questão relacionada às autoridades escolares identificou, para surpresa da pesquisadora, que cerca de 30% dos alunos se diziam vítimas dos professores. Este fato, segundo ela, introduziu uma agravante no problema, porque quando o professor é informado que os alunos têm problemas com ele, sua primeira reação – de acordo com as pesquisas – é considerar a violência dos alunos para com ele, sem conseguir enxergar a violência dele para com os alunos.

Para que o aluno possa pensar como resolver essas situações de bullying e quais regras devem regular a convivência na escola, as intervenções devem se dar nos três grupos: o dos agressores, o das vítimas e a dos espectadores. Mas com a participação do aluno, pois quando ele faz a escolha se sente pertencente à situação, não precisa agredir porque se responsabiliza pelas regras que ajudou a criar. Esse é o caminho, diz Luciene, para a convivência democrática na escola.

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da Redação

com informações da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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