O homem é constituído de corpo, alma e espírito, e assim forma a integração pessoal. Quando uma das partes constituintes dessa integração está em desarmonia com o todo, então causa o distúrbio no homem integral.

Em geral, quando o espírito está em desarmonia com a alma,é o corpo quem sofre as maiores conseqüências. O espírito, além de ser o guia do homem, é o responsável pelo equilíbrio entre o corpo e alma. O espírito é a força vital para a libido, a qual está instalada na alma do indivíduo (energia que impulsiona o ser vivo a criar – energia dinâmica) e está sempre em ponto de ação. Não é necessário somente para a procriação da espécie; mas a criação de qualquer natureza – desde que haja a necessidade do interior do ser, haverá a criação.

No caso, por exemplo, que o homem decide inventar um avião ou um carro, isto primeiro precisa ser sonhado, idealizado; para depois ser criado. A libido incentivará o desejo mas quem direciona esta força é a alma, pois a libido é uma força cega e por isso precisa da direção que se encontra na mente do ser.

Cada vez que a alma,recebe estímulos negativos, ocasiona um distúrbio na libido e, em conseqüência afetará o espírito do homem se, este não estiver bem estruturado; e, finalmente haverá manifestações diversas no corpo (somatização).

O plano de Deus para o homem é que o espírito esteja dirigindo a alma e o corpo; com desestruturação a alma passa a dirigir o corpo que aprisiona o espírito. Por isso tanto desequilíbrio e tantos transtornos que o indivíduo vivencia.

A alma é dividida (para estudo) em consciência, pensamento, vontade e sentimento. A consciência é a percepção do que se observa, é a capacidade de distinguir os estímulos ou os fatos experimentados em uma determinada situação.

O pensamento é estimulado para distribuir o que se chegou em nossa consciência. Assim vamos pensar ou não em um determinado fato. Quando o fato estimula o pensamento, pode estimular a vontade, que desenvolverá o desejoe que por sua vez estimula o sentimento. O sentimento vai estimular a vontade que desencadeará em ação.

Se a alma dirige o indivíduo, ela vai gerar desejos muitas vezes que não passam pelo crivo da moralidade e da ética. Passam apenas pelo desejo instintivo e não coloca valor ou princípio, mas é o espírito quem determina a moral e a ética para o indivíduo.

A guerra entre a alma e o espírito consiste no desejo de direcionar o homem, e o sentimento de culpa,que se manifesta no espírito deste é por causa do reconhecimento de que existe um lugar que foi tomado pelo homem no seu espírito.Um lugar que tem a forma de Deus, pois é a marca da eternidade da alma que mora no espírito do homem.

Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
Psicologia, Deus - Homem publicado 15/12/2007 por Alina Campos Tomaz Teixeira em http://www.webartigos.com



0 comentários:

Postar um comentário